quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS AOS ESTUDOS EM TURISMO

RESUMO
Apresenta reflexões sobre aplicações da cartografia e do geoprocessamento no turismo. Desenvolve roteiro metodológico de aplicação de recursos de geoprocessamento na gestão do turismo, com estudo de Navegação Virtual e Sistema Geográfico de Informação. Aborda estudos em quarta dimensão, a dimensão tempo. Relata o estudo de caso da “Estrada Real”.
Palavras-chave: Geoprocessamento, Cartografia, Navegação virtual, Estrada Real e Turismo.
ABSTRACT
Studies of cartography and geoprocessing applied to tourism information. It develops a methodological plan on the application of geoprocessing resources related to tourism management, established by the use of Virtual Navigation and Geographic Information Systems. It focuses on the use of the fourth dimension, the time dimension. It describes the case study of the "Real Road”.
Keywords: Geoprocessing, Cartography, Virtual navigation, Real Road and Tourism.
INTRODUÇÃO
O Turismo é uma atividade que comercializa o espaço. Diante desta definição, o papel do ensino e da pesquisa sobre este tema passa, necessariamente, pela representação e análise do espaço. Nesse contexto, a Cartografia e as ciências da Geoinformação, de uma maneira geral, podem colaborar amplamente com o Turismo na promoção de uso de técnicas de captura de dados, montagem de bases cartográficas, elaboração de análises espaciais por Geoprocessamento e representação das informações.
É importante destacar que os produtos cartográficos destinados ao Turismo apresentam dois públicos-alvo e objetivos: a cartografia de comunicação (destinada ao usuário leigo, ao turista) e a cartografia de precisão (de caráter técnico, destinada ao gestor do turismo). Assim, há duas linhas de trabalho para as ciências da geoinformação no Turismo:
a) Os princípios de cartografia de precisão (técnicas de mensuração e representação da informação cartográfica, tratamento de informações oriundas de Sensoriamento Remoto e análise de dados espaciais por aplicativos de Sistemas de Informações Geográficos).
b) Os princípios de comunicação visual (decodificação da linguagem cartográfica, tratamento gráfico da informação e construção de novos produtos de comunicação, como a Navegação Virtual).
O GEOPROCESSAMENTO NO MAPEAMENTO TURÍSTICO
O Geoprocessamento compreende as atividades de aquisição, tratamento, análise e representação de dados espacializados, ou seja: georreferenciados por um sistema de representação da Terra. Isto envolve desde as tecnologias de Sensoriamento Remoto e Fotogrametria, as técnicas de mensuração por sistemas de posicionamento GPS e Teodolito Eletrônico (Estação Total), até o processamento e análise desses dados, em forma de mapas digitais, através dos Sistemas de Informações Geográficos.
O conjunto de geotecnologias que dão suporte ao geoprocessamento inclui a cartografia de precisão. Ela é construída com o uso de fontes de dados obtidos por tecnologia de mapeamento (Sensoriamento Remoto, GPS, entre outras) e produzem dados para serem empregados em análises espaciais de complexa gama de variáveis (SIGs, Modelos de Rede e GEDs – Gerenciamento Eletrônico de Documentação).
É recurso fundamental na tomada de decisões o conhecimento do território de intervenção em sua complexidade, possibilitando diferentes interpretações e de modo ágil. Para alcançar estes objetivos, o Geoprocessamento é importante ferramenta de gestão, pois é um conjunto de tecnologias para processamento da informação cuja localização geográfica é uma característica inerente, indispensável para análise.
O termo Geoprocessamento, surgido do sentido de processamento de dados georreferenciados, significa implantar um processo que traga um progresso, um andar avante, na grafia ou representação da Terra. Não é somente representar, mas é montar um sistema e associar a esse ato um novo olhar sobre o espaço, um ganho de conhecimento, que é a informação.
Diferenciando os processos incorporados pelo termo "Geoprocessamento", e principalmente esclarecendo questões sobre até onde vai a cartografia digital e onde começa a atuação de um SIG, existem hoje no mercado aplicativos de CAD, SIG e uma situação intermediária, o Computer Mapping, que alguns pesquisadores denominam como Desktop Mapping. Os Desktop Mapping atuam na interface entre banco de dados cartográfico e alfanumérico, respondendo a duas consultas básicas: "em tal local, qual é a característica?" e "tal característica, onde está localizada?". Os produzem não só o inventário, como também a análise de dados, o que torna possível gerar informações e não só recuperá-las de um banco de dados.
Há ainda aplicativos que associam bases cartográficas a dados alfanuméricos e gerenciam complexos bancos de dados relativos a qualquer informação eletrônica. São os denominados GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentação, destinados ao controle e análise de informações que requeiram consultas a documentos de diferentes naturezas.
O SIG para o turismo se destina a gestores do território, e é montado a partir do emprego da Cartografia de Precisão. Estes profissionais deverão dominar princípios básicos e técnicas cartográficas (projeções, coordenadas, orientação, escala, resolução, entre outros). Além da geração de bases de dados são aplicados de modelos de análise espacial, o que requer que os usuários dominem as variáveis e o fenômeno estudado.
A Cartografia de Comunicação deve ser também elaborada por profissionais que dominam as informações da cartografia técnica, mas sua consulta será realizada por usuários leigos, que pouco sabem sobre princípios de cartografia.
A CARTOGRAFIA DE COMUNICAÇÃO PARA O TURISMO
A cartografia é importante veículo de comunicação, o que torna essencial o coerente tratamento das informações gráficas garantindo a correta interpretação dos dados. Um mapa deve ser construído, e não apenas desenhado, observando as propriedades inerentes à percepção visual.
Alguns grupos de estudo sobre este tema apoiaram suas propostas na busca de uma representação gráfica monossêmica, o que significa que a definição de cada signo precederia sua transcrição ou interpretação. Entre os trabalhos mais difundidos estão os denominados como metodologia da “Semiologia Gráfica”, desenvolvidos sob a coordenação do Prof. Jacques Bertin (1967).
A teoria da Semiologia Gráfica objetiva a construção de mapas ou gráficos para serem "vistos", e não para serem "lidos", de forma que a percepção deve ser imediata, a apreensão deve ser clara, trabalhando com o nível monossêmico de imagens, construindo um sistema semântico através do estudo das regras relacionadas aos signos.
É importante reconhecer que a proposta da Semiologia Gráfica foi amplamente adotada em muitos estudos de Cartografia, mas é necessário destacar que a crença na comunicação monossêmica não cabe mais ao mundo contemporâneo. Hoje a pesquisa reconhece que a realidade é extremamente complexa, o que torna praticamente impossível garantir que diferentes usuários tenham sempre a mesma leitura de um produto cartográfico. Acredita-se que o momento da proposta da Semiologia Gráfica foi marcado pelas buscas por valores totalizantes, independentes de contextos culturais, o que já não cabe mais à comunicação que deve atender a públicos tão distintos como o do turismo.
Outras correntes de estudos de tratamento gráfico construíram suas propostas de modo a considerar a possibilidade de interpretações polissêmicas a partir das representações cartográficas. Cada usuário identifica a coleção de informações segundo as questões que está levantando ao consultar um mapa. Assim, um mesmo usuário pode ter diferentes interpretações de um mesmo mapa turístico, pois a cada consulta há um novo olhar, da mesma forma que diferentes usuários identificarão preferencialmente diferentes informações. Isto significa seguir o conceito de “Obra Aberta” de Umberto Eco (1988).
Entre os estudos de tratamento gráfico da informação destaca-se a Gestalt, que foi uma escola de psicologia alemã cujas pesquisas têm sido utilizadas em vários campos da estética, pois seus estudos tratam principalmente do campo da percepção visual e na comunicação. Segundo Belbin (1996), os teóricos da Gestalt foram responsáveis por muitos avanços nos estudos sobre aprendizado e memória. Muitos dos conceitos hoje caracterizados como muito atuais, em verdade já eram abordados nesses estudos nas primeiras décadas do século passado. O princípio está justamente em não definir padronizações (monossemia), mas sim o estudo dos princípios de organização visual, pois vemos as coisas sempre dentro de um conjunto de relações.
Kofka (1935, apud Fracarolli, 1994), um dos autores da Gestalt, explica que a primeira sensação já é de forma, já é global e unificada. Não vemos partes isoladas, mas relações. A percepção é resultado de uma sensação global, pois as partes são inseparáveis do todo. A mente humana é estruturada para perceber o ambiente organizando no campo visual em partes correlacionadas mas distintas.
O interesse da cartografia nos conceitos da Gestalt está no fato de que seu tratamento gráfico pode se beneficiar com o estudo das relações entre as partes da composição. Destacam-se conceitos de ampla aplicação na cartografia de comunicação:
* Relação figura/fundo: As figuras são vistas contra o fundo, sendo as figuras elementos nitidamente percebidos e delimitados, e os fundos são ilimitados e difusos. Em muitos mapas, notamos a má composição do fundo do desenho, que acaba disputando importância, ou mesmo se sobressaindo aos elementos considerados principais na composição temática.
* Centro de gravidade: Toda composição gráfica tem um centro que atrai nossa atenção. Embora na cartografia a localização dos elementos seja definida por suas posições geográficas, deve-se ter cuidado com a colocação de elementos em situações de destaque na composição.
* Configuração: A mente, automaticamente, simplifica a composição visual para entendê-la. O resultado é que a parte mais facilmente compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos simplificação. As formas geométricas simples são mais facilmente compreendidas que elementos compostos por formas fragmentadas.
* Similaridade: Objetos similares tendem a se agrupar. A similaridade pode acontecer na cor dos objetos, na textura, na sensação de massa dos elementos. Estas características podem ser exploradas para criar relações entre elementos na composição de um mapa.
* Fechamento e boa continuidade: O conceito de fechamento relaciona-se ao fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto incompleto. O conceito de boa continuidade está ligado ao alinhamento, pois dois elementos alinhados passam a impressão de estarem relacionados.
* Reprodução da forma: Se já tivermos visto a forma de um elemento inteiro, ao vermos somente uma parte dela, a reproduziremos inteira na memória. Este conceito é de muita importância para os mapas de turismo, pois é necessário pesquisar os símbolos que já tenham significado agregado pelo uso, para que não sejam empregados com o objetivo de transmissão de outras informações. Também sobre esta questão justifica-se a preferência pela representação pictórica no turismo, sobretudo com o uso da metalinguagem (croquis do elemento para representar sua ocorrência, como o desenho de uma arquitetura expressiva através de formas simplificadas que a reproduzam).
Entre os princípios da Gestalt, destaca-se: "o todo é mais do que a soma das partes". Isto equivale a dizer que "A + B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C" que possui características próprias. Na cartografia isto está relacionado à justaposição dos muitos elementos, pois caso não seja estudada a relação de hierarquia entre os componentes, haverá ruído na comunicação.
A NAVEGAÇÃO VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE MARKETING E INFORMAÇÃO TURÍSTICA
Segundo Proni e Weisman (1999, p.247), o mundo virtual é um ambiente espacial no qual se interage usando um computador. A comunicação destinada ao turismo já explorou bastante a linguagem dos filmes nas quais os usuários eram colocados como expectadores: passivamente assistiam a um roteiro com princípio, meio e fim definidos. Isto não pode ser caracterizado por realidade virtual, pois não dá liberdade ao usuário de se deslocar como se estivesse na cena, com possibilidades de gerenciar suas escolhas.
Diante do desafio de realmente montar um produto de realidade virtual, foi proposto um sistema de Navegação Virtual montado a partir de conjunto de fotos que repetem o olhar humano, pois são realizadas na altura de um observador e em posições que ele estaria ao longo do conjunto. As fotos são mosaicadas em aplicativos que consideram as características das lentes escolhidas (campo de visada), a necessária sobreposição entre as tomadas (para efeitos estereoscópicos) e modelam a imagem final aplicando as correções angulares que darão ao observador a sensação de estar no ambiente.
A percepção que se tem ao navegar no sistema é a exata sensação de estar se deslocando ao longo da cidade, sobretudo porque os pontos de visada e os eixos focais refletem o caminhar lógico do visitante e foram posicionados de acordo com a altura de um observador. A opção por este procedimento apresenta as vantagens:
* Baseia-se em fotografias a curta distância e incorpora o olhar e a escala humana.
* Propõe um novo enquadramento na visualização do ambiente, por meio da passagem da visão zenital (utilizada nas ortofotocartas) para a azimutal.
* Reproduz a escala e olhar humano nas fotos que representam a paisagem, desenvolvendo a percepção espacial que incentivam laços entre morador e seu ambiente.
* O uso da fotografia, para situações em que é importante a comunicação entre usuários para processo de decisão, é superior ao uso da cartografia, porque a dimensão cartográfica é um filtro, uma decodificação para uma linguagem que nem sempre é de domínio de todos. Assim, enquanto um mapa é uma decomposição sintética, a fotografia é mais analítica e mais próxima da realidade do usuário. Isso facilita a compreensão do valor de um conjunto paisagístico e do significado de uma intervenção neste ambiente.
* A Navegação Virtual permite um estudo que não se limita ao plano bidimensional ou tridimensional, mas considera a quarta dimensão, a dimensão tempo. A análise é diacrônica e sincrônica, tempo e cenário. Diacrônica porque retrata a evolução de fenômenos ao longo do tempo. Sincrônica porque permite a visão simultânea de informações relativas à paisagem e o usuário percebe o ambiente como se estivesse lá.
A dimensão tempo é compreendida de duas formas: a representação das modificações na paisagem, e a percepção desta paisagem pelo deslocamento do olhar, da justaposição de eixos visuais. Bruno Zevi (1978) defende que, para compreender o espaço, é preciso trabalhar com a quarta dimensão. Ela é capturada pelo percorrer ao longo de um ambiente percebido em infinitos pontos de vistas, obtidos no deslocamento sucessivo do ângulo visual. A compreensão em quarta dimensão é concretizada com base na memória espacial de cada um, pela sintonia entre os referenciais de imagem da memória e as novas informações capturadas; daí a importância da escala humana no conjunto de fotografias.
O ESTUDO DE CASO DO MAPEAMENTO DA ESTRADA REAL
A atividade turística é uma das que mais cresce em escala mundial, sendo responsável por mais de 10% da força de trabalho do mundo. O Brasil tem despertado para este potencial, e um programa que reflete esta intenção é o “Projeto Estrada Real”, que visa incentivar o conhecimento das trilhas seguidas pelos primeiros viajantes no Brasil, que partiam do litoral do Rio de Janeiro e seguiam rumo aos pontos de produção aurífera em Minas Gerais. Como parte do projeto, é fundamental a organização de um banco de dados cartográfico e alfanumérico sobre as ocorrências de serviços, infra-estrutura, espaços de visitação e características naturais na paisagem.
O trabalho envolve a UFMG, o DER-MG e o Instituto Estrada Real – Fiemg. Ele visa o desenvolvimento de aplicativos de Geoprocessamento que subsidiem as várias etapas de coleta, representação e análise de dados.
Cabe ao Instituto Estrada Real a definição sobre localização de eixos, caminhos e espaços de interesse para a visitação. Cabe à UFMG o estudo do embasamento científico que norteia a pesquisa em geoprocessamento aplicado ao Turismo, o desenvolvimento metodológico de práticas de Cartografia, SIG e Navegação Virtual. Cabe ao DER-MG o trabalho de demarcação com o uso de odômetro e GPS, o tratamento dos dados para o SIG, além do envolvimento na montagem do sistema.
Como há diferentes segmentos de usuários no Turismo, o projeto de mapeamento da Estrada Real aborda dois eixos de trabalho: a construção de produtos para serem consultados por turistas e a montagem de uma coleção de dados que se destinarão aos técnicos responsáveis pela gestão de atividades turísticas. Em termos práticos, isto significa a construção de dois produtos: a Navegação Virtual e o SIG. Em certo momento eles poderão ser incorporados e disponibilizados via WebGIS - Sistema de Informações Geográfico consultado pela rede mundial de computadores.
Etapas Componentes do Trabalho
A organização de um sistema de Geoprocessamento, mais especificamente de um Sistema de Informações Geográfico destinado ao Turismo na Estrada Real, deve seguir basicamente as seguintes etapas de trabalho:
a. Seleção de dados (ortofotocartas, mapas, imagens de satélite);
b. Tratamento das informações coletadas, através da organização dos dados, definição dos aplicativos a serem utilizados e georreferenciamento das informações;
c. Levantamentos de campo utilizando DGPS (Diferential Global Position System), máquina fotográfica digital e teodolito.
d. Tratamento e edição dos dados levantados no campo;
e. Construção de Modelo Digital de Elevação;
f. Desenvolvimento de aplicativo de Navegação Virtual;
g. Desenvolvimento de Sistema de Informações Geográfico. Incorporação de dados relativos à toponímia, hidrografia, limites municipais, localidades, modelo digital de elevação e rede de estradas associadas a banco de dados alfanumérico sobre rodovias. Incorporação de banco de dados sobre atividades de apoio ao turismo (locais de visitação, pousadas, restaurantes, postos de saúdes, postos de gasolina, entre outros) e de localização dos marcos de demarcação da estrada.
i. Desenvolvimento de WebGIS para consultas pela rede mundial de computadores.
h. Realização de testes com usuários.
Montagem da Base de Dados
A montagem da coleção de dados é um trabalho longo e de grande complexidade, que não se encerra no período destinado ao projeto, mas estará em constante atualização. Estão sendo inicialmente trabalhados os dados relativos ao ambiente, tais como hidrografia, rodovias, localidades, topografia, toponímia e georreferenciamento de conjunto de ortofotocartas. Paralelamente, a equipe composta por profissionais do DER-MG e do IER está realizando trabalho de campo para colocação de marcos definidores dos caminhos ao longo da Estrada Real. Em etapa final, serão incorporadas as camadas contendo localizações de atividades de apoio ao turismo e os pontos de visitação.
Para a montagem do produto de Navegação Virtual estão sendo realizados: conjuntos fotográficos em locais de interesse paisagístico e de visitação, montagem de Modelo Digital de Elevação, e mosaico de ortofotocartas.
Demarcação do Trecho da Estrada Real
Com a finalidade de criar uma referência de localização do eixo de Estrada Real, e um estímulo para sua visitação, o IER – Instituto Estrada Real decidiu pela implantação de marcos ao longo do caminho, materializados na forma de totens. Coube à equipe do DER-MG a operação de odômetro digital e de DGPS para a localização dos marcos, através da colocação de piquetes. Utiliza-se o procedimento empregado na demarcação de quilometragens em estradas: o quilômetro zero de cada trecho é sempre a saída do perímetro urbano, marcado no sentido norte-sul. São colocados piquetes de quilômetro em quilômetro, com números pares na margem direita e números ímpares na margem esquerda. O último marco quilométrico coincide com o início do perímetro urbano da próxima cidade. Após a colocação dos piquetes são implantados totens, a cada quilômetro, além de pontos indicativos de acessos aos atrativos turísticos mapeados.
Os totens são numerados e contêm placas indicativas das coordenadas. Optou-se pela inscrição em WGS84, longitude e latitude. A razão de escolha deste sistema deveu-se à possibilidade de que usuários estrangeiros façam o percurso utilizando o GPS, equipamento cada vez mais comum entre caminhantes, e o WGS84 é de caráter global, não exigindo conhecimentos específicos sobre o sistema brasileiro, o nosso elipsóide e o nosso datum em vigência. Também para os usuários brasileiros a identificação no sistema global é mais indicada, pois ela é a configuração padrão dos equipamentos GPS.
Montagem do Mosaico de Ortofotocartas
Na busca de novas formas de representação de dados, as ortofotocartas são alternativas de visualização do espaço, onde a compreensão é abrangente e próxima da realidade. Um possível questionamento a ser feito é a absorção das informações contidas nessas ferramentas por usuários leigos, como os turistas, uma vez que a visão é de topo, bidimensional e em eixo de visada não usual para a comunidade em geral. Esta aplicação instiga o desenvolvimento de pesquisas sobre a capacidade de se elaborar um senso de orientação, os chamados mapas mentais, com o apoio de ortofotos.
O conjunto de ortofotocartas para o mapeamento da Estrada Real foi cedido pela CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, em arquivos digitais. Elas foram georreferenciadas, eqüalizadas e mosaicadas.
Montagem do modelo Digital de Elevação
A construção do Modelo Digital de Elevação objetiva duas aplicações: caracterização da paisagem em termos de adequabilidade de usos, e comunicação visual sobre a conformação do relevo. As informações sobre a paisagem topográfica podem nos levar a uma “viagem mental” no tempo e no espaço, compreendendo o que levou os primeiros viajantes a escolherem seus percursos, pois as dificuldades de acesso, os elementos referenciais de localização e os caminhos naturais são mais bem compreendidos através da representação tridimensional do território.
Para realização da montagem tridimensional foi utilizada a base cartográfica digital fornecida pelo GEOMINAS, programa do Governo do Estado de Minas Gerais que teve significativa importância nos estudos de Geoprocessamento no estado, através da organização de rica coleção de dados sobre o território mineiro. As curvas de nível encontravam-se em formato DXF e com o atributo de cota altimétrica. Os dados foram transformados para arquivos DGN 3D, e no aplicativo vetorial Microstation Geoterrain foi realizada a construção do Modelo Digital de Elevação. O procedimento baseia-se na construção de grades triangulares e retangulares (regulares).
Sobre a adoção por malha triangulada ou regular, Moura e Rocha (2001, p. 235) colocam:"A escolha do modelo de grade regular ou triangular deve ser função dos tipos de dados a serem representados e das análises pretendidas pelo usuário. As grades triangulares são melhores para representar a variação do terreno, pois capturam as suas particularidades através das suas linhas de estrutura (cumeadas, talvegues), breaklines (estradas, muros) e áreas planas (platôs, superfície de lagos), sem a necessidade de grande quantidade de dados".
A malha triangulada possui maior fidelidade geométrica aos dados de origem, enquanto a malha regular já apresenta um grau de generalização. Assim, se o objetivo for cálculo de declividades ou estudos de intervenção na paisagem, indica-se a malha triangulada. Por outro lado, a generalização promovida pela malha regular suaviza a superfície gerada, sendo mais adequada para o objetivo de comunicação visual sobre o conjunto topográfico.
Uma vez gerado o modelo, são realizadas análises que permitem melhor compreensão da morfologia da região, como o estudo da insolação em diferentes horas do dia e mês e ano, estudos de hipsometria, aspecto e declividades.
Montagem do Conjunto Fotográfico para Navegação Virtual.
Em cada município componente do eixo Estrada Real estão sendo selecionados pontos de interesse visual, definidos pelo valor histórico, paisagístico ou de uso. Em cada um desses pontos são realizadas fotografias destinadas à montagem da Navegação Virtual.
O procedimento baseia-se na obtenção de fotografias com sobreposição de 50% entre elas, com deslocamento entre tomadas de 20 graus, e uso de lente de 35 mm. Para garantir o deslocamento angular de 20 graus entre as fotos, acoplamos a câmera fotográfica a um teodolito e realizamos as medições necessárias. A angulação retratada em cada ponto foi definida pelo nível de importância da cena: em mirantes foram fotografados quase 360 graus e, em outros pontos, basta uma foto para a captura da visada de interesse.
No programa VR Worx, destinado à elaboração de produtos multimídia, são montados os mosaicos das fotografias, denominados "panoramas". O aplicativo realiza o encaixe automático das fotos a partir da comparação de arranjos de pixels e escolha de sobreposições mais adequadas.
Uma vista panorâmica é uma faixa cilíndrica de imagens somadas. Para compor este conjunto é necessário informar a lente usada nas fotografias e o FOV - field of view, que é a dimensão angular vertical e horizontal capturados pela câmera fotográfica em função da lente escolhida.
É interessante observar que o mosaico resulta em fotografia distorcida, em função de a imagem ter sido organizada de forma a abraçar um cilindro. Ao ser utilizada, a sensação será de que o usuário está no centro deste cilindro e a cena se passa em sua volta, com os eixos focais radiais em sua direção:
Uma vez elaborados os panoramas nos pontos escolhidos, é montada a Navegação Virtual no conjunto, que permite ao usuário se deslocar entre os pontos de interesse e visualizar a paisagem como se estivesse no ambiente. No caso do panorama apresentado como exemplo, o usuário poderia selecionar a rua à direita e se deslocar para lá em navegação virtual; poderia selecionar o edifício e ser levado para dentro dele; ou mesmo buscar a informação sobre sua localização no mapa da cidade.
A navegação é realizada preferencialmente pelo Quick Time (da Apple), mas pode também ser utilizado o Midia Player (integrante do pacote Office). A vantagem de utilizar o Quick Time reside no fato de ele ser um aplicativo de livre domínio, a que qualquer usuário pode ter acesso. Assim, a navegação pode ser disponibilizada em qualquer computador, mesmo que o programa que a gerou não esteja ali instalado, bastando somente o Quick Time.
Etapas da Montagem Fotográfica.
Na montagem da navegação virtual, foram realizados os seguintes procedimentos:
1. Montagem de arquivo 3D com a hipsometria das regiões e estudo de sombras para destaque dos elementos morfológicos do conjunto. Estudo de diferentes horários na iluminação, dando destaque para as estruturas conformadoras da paisagem mineira, promovendo boa visualização de vales, colinas e serras.
2. Montagem de mosaico de ortofotocartas da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), em escala 1:10.000.
3. Sobreposição do eixo da Estrada Real, obtido por GPS, no Modelo Digital de Elevação e no mosaico de ortofotocartas.
4. Montagem do slide inicial, no qual o usuário recebe as informações de como navegar no sistema.
Atividades para a Navegação Virtual.
A navegação propriamente dita seguiu os critérios:
1. O usuário entra pela página de explicações, segue para o mapa hipsométrico no qual ele é informado sobre a morfologia da área, e depois é encaminhado para a ortofotocarta. Na ortofotocarta, estão localizados os pontos de eixos visuais, e o usuário pode escolher por qual ponto iniciar a navegação.
2. Ao longo de toda a navegação, sempre que o usuário quiser saber a localização do ponto onde se encontra em relação ao conjunto da cidade, basta "clicar" no céu ou na parte superior da imagem, que o sistema o leva para a ortofotocarta ou mapa na posição exata de onde está o ponto.
3. Quando o usuário está em uma foto e tem como objetivo navegar para algum elemento que nela se apresenta (como no exemplo de estar na praça central de Sabará e decidir visitar a Igreja do Rosário), ele verifica, pelo botão específico, onde há os "hot spots", que são os pontos de ligação com outras fotos. Ao acionar um hot spot na imagem, ocorre o deslocamento para a nova localidade de interesse.
4. Além dos pontos de navegação ao longo do conjunto paisagístico, foram compostos alguns ambientes de visitação interna, como igrejas, museus e teatros.
Um objetivo da Navegação Virtual é que o usuário some às sua percepção a variável tempo, pois o observador, pela justaposição de eixos visuais, se sente dentro da cena e tem domínio da paisagem ambiental. Incorporar a variável tempo é trabalhar na 4a. dimensão, é se sentir imerso na realidade representada.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho que se encontra em desenvolvimento é um desafio em amplo senso: pelas dimensões da área a ser demarcada em campo e mapeada na organização do SIG, pelo grande interesse do estado de Minas Gerais em desenvolver sua vocação turística, pelo resgate de valores muito preciosos para a cultura mineira e, sobretudo, pela aplicação de um novo olhar nos mapeamentos, que envolve a quarta-dimensão.
Constitui também nosso objetivo a montagem de material de ensino para o turismo, considerando que estes profissionais terão o desafio de saber manusear dados de cartografia de precisão, e elaborar produtos de cartografia de comunicação.
O envolvimento de alunos estagiários no projeto é muito expressivo, tanto na forma de bolsistas como na forma de voluntários, pois as abordagens conjugam tecnologia de ponta, trabalho de reconhecimento de elementos da paisagem, estudos sobre a história mineira, e treinamentos em geoprocessamento.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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MOURA,A.C.M. Geoprocessamento na Gestão e Planejamento Urbano. Belo Horizonte: Ed. da autora, 2003. 294p.
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