segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Apoio fotogramétrico

Fotogrametria
Apoio Fotogramétrico


















PARALAXE






ESTEREOSCOPIA


Fenômeno ou técnicas para se obter imagens tridimensionais a partir de imagens bidimensionais
ESTEREOSCOPIO: instrumento e aparelho destinado a possibilitar a observação ou visão estereosçópio ou estereospar : ao par estereoscápico montado de maneira a se observar estereoscopicamente chamamos de estereograma

VISÃO BINOCULAR: pela estereoscopia nada mais procuramos do que reduzir a visão binocular com que vemos os objetos. Nossos olhos estão separados uma distância dita interpupilar e que varia de pessoas para pessoa: 56 à 72mm, média de65mm.


PSEUDOSCOPIA

Quando se observam fotos de um estereopar com suas posições trocadas, o relevo aparecerá invertido: os valores aparecerão com elevações e as cristas como fundo de vales: este fenômeno de inversão é chamado de pseudoscopia.





Estereograma Anaglífico

Ponto de Apoio

Ponto perfeitamente identificável em duas ou mais fotos, cujas coordenadas no

Espaço Objeto são determinadas com precisão (método atual mais difundido

GNSS Geodésico). Da mesma maneira suas coordenadas no Espaço Imagem

também devem ser determinadas com alta precisão.

Ponto Fotogramétrico

Ponto cujas coordenadas no espaço objeto serão determinados pelo processo

de Aerotriangulação.


Os pontos devem ser escolhidos em lugares nítidos, preferencialmente de fácil acesso, como cantos de cercas, estradas ou construções. Consideram-se más escolhas árvores, regiões homogêneas e locais próximos de espelhos d'água.

Os pontos escolhidos são marcados em cópias das fotos do vôo, através de circunferências desenhadas com lápis dermatográfico. A equipe de campo usará esta informação para determinar as coordenadas de terreno dos pontos escolhidos. No verso da foto, ou em fichas especiais, é desenhado um croqui ou é anexada uma foto da localização exata do ponto. Outras informações pertinentes também podem ser anotadas (descrição do itinerário realizado para chegar-se ao ponto, pontos notáveis próximos, etc.).



Ocupação GNSS visando apoio fotogramétrico

Em casos especiais, pode-se contar com a pré-sinalização, que é a marcação in loco dos pontos a serem coletados antes da execução do vôo. Ao serem fotografadas, os sinais ficam visíveis nas fotos acelerando o processo de identificação. Trata-se de um método caro, sendo pouco usual, exceto em vôos de calibração ou treinamento


Um pequeno esquema pra ajudar a entender pra que servem os apoios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário