quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

GPS - Perguntas Frequentes




O que é um GPS?
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de navegação que funciona baseado na recepção de sinais de uma rede de 24 satélites que encontram-se na órbita da Terra a cerca de 20.000 km de altura e em seis diferentes trajetórias. Os satélites estão em constante movimento, conseguindo dar duas voltas completas ao redor da Terra em menos de 24 horas a uma velocidade de aproximadamente 3km por segundo. A rede de satélites de sinal GPS são conhecidos como satélites NAVSTAR.

O primeiro satélite de sinal GPS foi lançado em Janeiro de 1978. Cada satélite pesa cerca de 900kg e com os painéis solares abertos, tem una envergadura de 5,2 metros.

Cada satélite transmite dois sinais: L1 e L2. Os GPS civis usam a freqüência L1 de 1.575,42 MHz. A vida útil de cada um é de aproximadamente 10 anos, ao que são constantemente construídos novos e enviados ao espaço. Atualmente, o programa de GPS conta com peças e equipamentos de reposição para qualquer eventualidade que possa ocorrer nos próximos 4 ano.

As trajetórias desses satélites cobrem uma área de 60° Norte até 60° Sul em latitudes, significando dizer que você pode receber sinais dos satélites em qualquer lugar do mundo em qualquer momento.

Um dos maiores benefícios dessa tecnologia sobre os sistemas antigos de navegação, é que os GPS funcionam em todo o tipo de condição meteorológica. Não importa qual a sua aplicação para o GPS, quando mais necessitar, quando lhe for mais conveniente ou quando se perder, sua undade GPS estará funcionando e mostrando a sua localização geográfica.

Como funciona a rede de satélites que envia o sinal ao GPS?
Cada satélite transmite uma mensagem que basicamente diz: "sou o GPS número X, minha posição atual é Y, esta informação foi enviada no horário Z". Sua unidade de GPS lê essa mensagem e compara o horário em que a mensagem foi enviada pelo satélite com a hora em que foi recebido pela unidade. Essa diferença de tempo determina a distância a que esse satélite se encontra. Somando-se essa informação com a dos demais satélites (no mínimo três) da rede, a unidade GPS faz uma triangulação e determina seu exato posicionamento na superfície da Terra.

Qual é a precisão do sistema GPS?
Um GPS de uso civil proporciona uma precisão entre 18 e 70 metros, dependendo do número de satélites recebidos. Unidades mais sofisticadas podem ter uma precisão de centímetros, usando mais de uma freqüência. De todas as formas, um GPS pode melhores sua precisão até cerca de 1 metro, usando um processo chamado GPS diferencial (DGPS). O DGPS emprega um segundo receptor para computar correções às medidas do outro GPS. Esses serviços estão disponíveis em alguns países e podem ter um custo extra, pois usam sinais fornecidos por guardas costeiras ou forças armadas. Esse segundo receptor GPS opera na faixa de 283,5 a 325,0 kHz.

Quem utiliza o GPS?
O Sistema de Posicionamento Global tem uma infinidade de aplicações em terra, ar e mar. Basicamente, a tecnologia GPS pode ser usada em qualquer lugar, menos naqueles onde é possível receber sinais, como por exemplo dentro de edifícios, subterrâneos ou sob a água. No ar, os GPS são usados para a navegação aérea, tanto civil como militar. No mar, os GPS são usados por esportistas, pescadores e marinha profissional. As aplicações terrestres podem ser das mais diversificadas, como por agrimensores, geólogos, biólogos, praticantes dos mais diversos esportes como rafting, trilha, off-road e pelos Radioamadores.

Um comentário:

  1. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS

    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
    ... ... ... ... ...
    GPS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=gps&IDCategoria=800

    ELETRONICOS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=80

    ResponderExcluir