segunda-feira, 30 de maio de 2011

Apresentação

A busca pela eficiência em todos os setores públicos, privados e não-governamentais, que atuam nas mais variadas atividades da atualidade, faz com que sejam imprescindíveis os profissionais capazes de produzir informações geograficamente referenciadas. Profissionais habilitados para lidar com imagens de satélite, sistemas de posionamento global, fotografias aéreas, mapas e os mais diversos programas computacionais para produção de informações necessárias em tomadas de decisões cruciais, são requisitados em todas as partes do mundo, para trabalhar nos mais diversos setores da sociedade. No Brasil, os Tecnólogos em Geoprocessamento são profissionais que trabalham com alta tecnologia capaz de combinar diversos tipos de dados em ambiente computacional, para obter no menor tempo possível as informações necessárias para a orientação das mais variadas atividades da sociedade atual.

Atualmente, as Tecnologias de Geoprocessamento são utilizadas em diversas áreas, podemos citar algumas delas: Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Infraestrutura (energia elétrica, saneamento básico, transportes, telecomunicações), Segurança, Saúde, Arqueologia e Patrimônio Cultural, Agricultura, Educação, entre outras.

O Geoprocessamento tem sido identificado como uma das três áreas emergentes mais importantes e em desenvolvimento, junto com a nanotecnologia e a biotecnologia. As oportunidades de trabalho estão crescendo rapidamente e atualmente, em todos os estados brasileiros, faltam profissionais desta área de atuação.

O Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás é a única instituição pública de ensino que oferece o curso de tecnologia em geoprocessamento na região Centro-Oeste. O curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento tem a missão de atingir os três objetivos máximos do ensino superior, ou seja, a docência, a pesquisa e a extensão, diretamente relacionados com a Tecnologia de Geoprocessamento. Desta forma, o curso visa promover em nível regional o desenvolvimento científico e tecnológico do Geoprocessamento, a fim de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário