segunda-feira, 30 de maio de 2011

FOTOGRAMETRIA



Fotogrametria- Levantamento topográfico com precisãoe muito Rapido
A palavra Fotogrametria, derivada de três palavras de ogirem grega, tem o seguinte significado: luz, descrição e medidas. Pode ser definida como a ciência aplicada, a técnica e a arte de extrair de fotografias métricas, a forma, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos.
Definição de Paralaxe
Paralaxe é o deslocamento aparente de um referencial, causado pelo deslocamento do observador. Um exemplo de paralaxe pode ser obtido quando uma câmara aérea que está acoplada ao avião em movimento, obtém uma cena e segundos depois volta a obtê-la em posição diferente. Haverá deslocamentos das posições das imagens de uma foto para a outra, e estes serão diretamente, proporcionais à altura do terreno.
Estes deslocamentos, nas imagens, apresentam-se paralelos à linha de vôo e são conhecidos como paralaxe estereoscópica. O sentido positivo na medida das paralaxes de um ponto coincide com o sentido positivo das coordenadas cartesianas deste ponto.
Estereoscopia com Fotografias
Imagens de objetos, obtidas sob a forma de fotografias, tomadas a partir de dois centros de estação diferentes, se observadas simultaneamente, cada uma por um dos olhos do observador, proporcionarão também a sensação de relevo. Para que duas fotografias formem um par estereoscópico, devem ser obedecidas as seguintes condições:
1. A partir de centros de exposição diferentes, devem abranger, em sua totalidade ou parcialmente, a mesma área.
2. Os eixos da câmara, em cada exposição do par, devem ser aproximadamente coplanares.
3. A distância entre as estações de exposição (base) não deve ser muito grande se comparada com a distância do objeto.
4. As fotografias devem ter, aproximadamente a mesma escala.
O item 1 refere-se à necessidade da existência de uma superposição logitudinal entre as fotos; pelo fato dos centros de exposição terem sido distintos, os objetos formarão imagens em cada uma das fotos, gerando paralaxes que proporcionarão a noção de profundidade entre pontos na observação.
Medições sobre Pares Estereoscópicos
Medições de alturas e desníveis podem ser feitas em função das diferenças de paralaxes estereoscópicas lineares.
Utilizando a equação apresentada anteriormente (Eq. fundamental da fotogrametria) e os parâmetros necessários, pode-se determinar a distância de pontos nas imagens do par estereoscópico.
Exemplo prático:
Tomando as seguintes fotos, foi possível obter a posição do objeto.
f = 4,5 mm b = 40,cm p1 = -1,5mm p2 = 1,5mm
D= 400. 4,5/3 = 600 mm = 60cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário